top of page

Equipamentos em Quiropraxia
Uma Questão de Arte

Pablo Dias

A quiropraxia apresenta uma identidade própria baseada em sua filosofia.  Utiliza diversos equipamentos específicos em sua prática clínica.

A quiropraxia apresenta três pilares fundamentais na formação profissional, a ciência a arte e a filosofia. A filosofia permite a conjectura sobre as ações clínicas o desenvolvimento de estratégias elaboradas de diagnóstico e tratamento, promovendo a resolutividade e o tratamento da causa, neste contexto busca o aprimoramento da arte e a promoção da ciência. A ciência busca o conhecimento da verdade e é impulsionada pela sua filosofia.

A arte, traduz a técnica quiropráxica, no melhor formato de realizar o procedimento, buscando facilidade da ação para o doutor, menor efeito colateral para o paciente, maior segurança e resolutividade.

Considerando a arte como a melhor forma de fazer, ao longo do desenvolvimento de diversas técnicas quiropráxicas foram desenvolvidos diversos equipamentos relacionados a estas técnicas e métodos.

Os equipamentos promovem maior conforto, estabilização anatômica, conforto e suavidade para os procedimentos, tornando os muitas vezes mais efetivos considerando questões biomecânicas.

Peças de correção biofísica ou biomecânica. Equipamentos de diversas técnicas como Orthoroll, Deneroll, Quiropraxia Biofísica, Petit Bone.

WhatsApp Image 2022-02-27 at 18.12.20.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-27 at 22.04.39.jpeg

Dispositivos de ajuste mecanicamente assistidos. Macas e equipamentos que auxiliam as técnicas manipulativas como o mecanismo de “DROP” desenvolvido por J. Clay Thompson está presente em várias mesas de tratamento, na mesa de Thompson Terminal Point Technique e em dispositivos portáteis como tábuas, blocos e drops portáteis para auxilio mecanismo gravitacional portáteis.

Mesas de tratamento: Existem diversas mesas de tratamento em Quiropraxia desenvolvidas conforme a técnica, Gonstead Bench, Chair Technique, Knee Chest. Thompson Full Drop Table, entre outros.

Dispositivos ajustivos, réguas e outros equipamentos: Instrumentos ajustivos manuais ou montados em mesa, Speeder, cunhas de SOT, réguas de espinografia, goniômetros, inclinômetros e outros dispositivos.  Dispositivos diagnósticos como Nervoscope, Thermoscan entre outros.

Dispositivos de terapias complementares: Peças em metal para IASTM, rolos de Kinesiotape, massageadores equipamentos de liberação miofascial

Aparelhos de Imagenologia: Aparelhos de raio x portáteis ou de consultório, equipamentos de ultrasonografia, monitores e DMX.

bottom of page