top of page

Definição

Design sem nome (1).jpg

A Quiropraxia é uma profissão na área de saúde, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, das articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis ​​pelo movimento do corpo.

Existem várias definições sobre esta profissão:

Definição da ACC Associação de faculdades de Quiropraxia 1996

Quiropraxia é uma disciplina de saúde que enfatiza o poder de recuperação do corpo para curar o mesmo sem o uso de drogas ou cirurgia. A prática da Quiropraxia se concentra na relação entre estrutura (principalmente a coluna) e função (como coordenada pelo sistema nervoso) e como essa relação afeta principalmente a preservação e restauração da saúde. Além disso, os médicos quiropráticos reconhecem o valor e a responsabilidade de trabalhar em cooperação com outros profissionais de saúde quando não melhor do paciente.

 

A definição da Federação Mundial de Quiropraxia, 2001

A quiropraxia é uma profissão na área de saúde, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, das articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, bem como os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

 

A definição da OMS Organização Mundial da Saúde, Diretrizes sobre Quiropraxia, 2005

Uma profissão de saúde preocupada com o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema neuromusculoesquelético e os efeitos desses distúrbios na saúde geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo ajuste e/ou manipulação articular com foco particular em subluxações. No tratamento quiroprático são utilizadas técnicas manuais que buscam ajustar o sistema articular para reduzir o risco de lesões e diminuir as dores.

bottom of page