top of page

Definição e Histórico

Histórico e definição de Terapia Manipulativa Ortopédica

Definição de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica FMO

A Fisioterapia Manipulativa Ortopédica é uma área especializada da fisioterapia, para o manejo de condições neuromusculoesqueléticas, baseada no raciocínio clínico, utilizando abordagens de tratamento altamente específicas, incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. A Fisioterapia Manipulativa Ortopédica também engloba e é orientada pelas evidências científicas e clínicas disponíveis e pelo quadro biopsicossocial de cada paciente. Este conceito é o atual e foi votado na Assembléia Geral na Cidade do Cabo, março de 2004

A reunião inaugural da Federação Internacional de Terapeutas Manipulativos Ortopédicos (IFOMT) foi realizada em Montreal, Canadá, em 1974. Esta reunião forneceu o primeiro fórum internacional para esta área especializada da fisioterapia após um período de crescimento e disseminação da Terapia Manipulativa Ortopédica por meio de cursos em todo o mundo por um grupo de eminentes fisioterapeutas.

 

Fisioterapia Manipulativa Ortopédica no Brasil

Em todo mundo a Terapia Manipulativa Ortopédica é especialidade regulamentada para o Fisioterapeuta de acordo com as diretrizes da Federação Internacional de Fisioterapia, a World Physiotherapy ligada a OMS, tendo como subgrupo desta especialidade a IFOMT. No Brasil a Terapia Manipulativa Ortopédica ainda não foi regulamentada como especialidade do Fisioterapeuta como ocorreu no restante do mundo, tendo sido o único país no mundo a reconhecer a Quiropraxia e a Osteopatia como especialidade da Fisioterapia em substituição a Fisioterapia Manipulativa.  No entanto duas associações no Brasil foram pioneiras em reconhecer este segmento de atuação do Fisioterapeuta, a SBRTO, Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica e a ANAFIQ Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia e Manipulativa.

Seguindo parâmetros similares ao da IFOMT a SBRTO e a ANAFIQ propõe uma capacitação em Terapia Manipulativa Ortopédica para fisioterapeutas após a graduação com uma carga horária mínima de 500 h e no mínimos dois anos de estudos e experiência clínica após concluir a graduação em Fisioterapia.

 

A IFOMT e a Fisioterapia Manipulativa Ortopédica

A terapia manipulativa ortopédica é representada pela  IFOMT,  International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists, que internacionalmente representa grupos de fisioterapeutas manipulativos e manuais em todo o mundo que concluíram rigorosos programas de especialização pós-registro/pós-graduação no campo de distúrbios neuromusculoesqueléticos.

 

História da IFOMT

A reunião inaugural da Federação Internacional de Terapeutas Manipulativos Ortopédicos (IFOMT) foi realizada em Montreal, Canadá, em 1974. Esta reunião forneceu o primeiro fórum internacional para esta área especializada da fisioterapia após um período de crescimento e disseminação da Terapia Manipulativa Ortopédica por meio de cursos em todo o mundo por um grupo de eminentes fisioterapeutas.

WhatsApp Image 2023-02-16 at 15.52.56.jpeg

Geoffrey Maitland, Gregory Grieve, Freddy Kaltenborn e Stanley Paris em Montreal em 1974

O primeiro presidente da IFOMT foi Richard Erhard (EUA), seguido em 1976 por Stanley Paris (EUA), em 1984 por Robert Elvey (Austrália), em 1992 por Robert Sydenham (Canadá) em 1996 por Jan Erik Endresen (Noruega), em 2000 por Agneta Lando (Reino Unido), em 2004 por Michael Ritchie (Canadá), em 2008 por Annalie Basson (África do Sul -2 mandatos) e em 2016 por Kenneth Olson (Estados Unidos da América), sendo a atual presidente Laura Finucane ( Reino Unido) a partir de outubro de 2020.

WhatsApp Image 2023-02-16 at 15.53.06.jpeg

Michael Ritchie, Ken Olson, Stanley Paris, Annalie Basson e Agneta Lando em Glasgow em 2016

Com grande previsão, a reunião inaugural do IFOMT estabeleceu um Comitê de Membros - posteriormente alterado para Comitê de Padrões - para estabelecer um currículo de estudo e exames. Em 1975, o primeiro Congresso e Reunião Geral da IFOMT foi realizado em Gran Canaria, Espanha. Um rascunho inicial do Documento de Padrões (componente teórico) foi desenvolvido e assinado pelo Comitê de Padrões de Freddy Kaltenborn (presidente, Noruega), Gregory Grieve (Reino Unido), David Lamb (Canadá) e Brian Edwards (Austrália). Na Reunião Geral da IFOMT em 1977, realizada em Vail, EUA, foi apresentado o Documento de Padrões (com componentes teóricos e práticos), a ser posteriormente ratificado na reunião da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) realizada em Tel Aviv, Israel em 1978.

Muito importante para o IFOMT com seu foco e missão internacional de fisioterapia, também foi concedido o status de subgrupo do WCPT na reunião de 1978. O IFOMT foi o primeiro subgrupo do WCPT - agora chamado Fisioterapia Mundial.

Em 1988, Gwen Jull (Austrália) tornou-se presidente do Comitê de Padrões (então denominado Comitê de Membros). Em 1992, um novo Documento de Padrões foi apresentado por Gwen Jull na Assembléia Geral realizada em Vail, EUA e votado. O Documento de Padrões foi posteriormente revisado e em 2000 a revisão do Documento de Padrões foi ratificada na Assembléia Geral em Perth, Austrália (desenvolvimento de documento de L Wellington, Austrália). O Documento de Padrões constitui a base para os programas educacionais que devem ser submetidos por qualquer grupo de terapia manual que pretenda se tornar membro.

 

Em 2004, Alison Rushton (Reino Unido) assumiu a presidência do Comitê de Padrões. Em 2008, uma nova revisão do Documento de Padrões Educacionais foi apresentada e aceita na Assembleia Geral realizada em Rotterdam, Holanda. Na Assembleia Geral na Cidade de Quebec em 2012, as Organizações Membros votaram por uma revisão do Documento de Padrões mais cedo do que inicialmente planejado. Após um processo consensual, uma nova versão foi aceita na Assembleia Geral de Glasgow 2016. Ronel Jordaan (África do Sul) foi nomeado Presidente do Comitê de Padrões na Assembleia Geral de 2020.

Uma reunião estratégica da IFOMT em 2001 realizada em Antuérpia, Bélgica, foi importante para o desenvolvimento e direção da IFOMT 2001-2008; em linha com sua visão de “promoção mundial de excelência e unidade em padrões clínicos e acadêmicos para fisioterapeutas manuais/musculoesqueléticos”. A missão e a visão da IFOMT estão representadas na Constituição, na qual são estipuladas conferências regulares não menos que a cada quatro anos, e os critérios de adesão são estabelecidos. Os itens identificados como áreas importantes para desenvolvimento no plano estratégico de 2001 foram: financiamento, desenvolvimento de website, educação, comunicação e um centro de recursos. Como a maioria dos objetivos estratégicos foram alcançados em 2010, uma Reunião de Planejamento Estratégico foi realizada em Cincinnati (EUA) em 2013. Nesta reunião, os principais objetivos estratégicos foram branding do IFOMPT, liderança, padrões educacionais, comunicação, pesquisa, finanças e o crescimento de Grupos de Interesse Registrados e Organizações Membros. O ano de 2020 viu uma nova rodada de planejamento estratégico que levou à direção planejada para o próximo período de sua existência:

WhatsApp Image 2023-02-16 at 15.53.17.jpeg

O primeiro site do IFOMT entrou no ar em 2004 e foi atualizado em 2010, 2014, seguido por uma reformulação e relançamento do site em 2020. O Comitê Executivo revisa os objetivos estratégicos anualmente e em 2016 estabeleceu grupos de trabalho consultivos e forças-tarefa para corresponder aos objetivos estratégicos planejar prioridades.

O nome do IFOMPT foi considerado várias vezes ao longo de sua história, com uma série de iniciativas para alterar elementos do nome. Em 2001, os membros votaram contra a mudança para o termo musculoesquelético (9 a favor, 6 contra e 2 indecisos). Em 2008, o nome foi alterado para incluir a palavra "fisioterapeutas" em vez de terapeutas. Em 2021, foi novamente proposta a mudança para o termo musculoesquelético e essa moção, que exigia supermaioria para ser aprovada, foi derrotada por pouco: 15 a favor, 8 contra e 1 abstenção. Uma breve linha do tempo do processo de mudança de nome pode ser vista aqui.

O logótipo do IFOMPT foi revisto e aceite em Roterdão na Assembleia Geral de 2008. Em 2009, IFOMT mudou seu nome e logotipo para incorporar o termo Fisioterapeuta para se tornar a Federação Internacional de Fisioterapeutas Manipuláveis ​​Ortopédicos (IFOMPT). Em 2015, como parte da marca do IFOMPT, o logotipo foi novamente revisado e aceito na Assembleia Geral em Glasgow 2016, juntamente com o slogan “O Líder Global em Excelência OMPT”.

A Constituição do IFOMPT foi atualizada e revisada várias vezes ao longo dos anos para garantir que permaneça relevante e responsiva às necessidades de uma organização dinâmica. A última revisão ocorreu em 2020 e, como resultado, toda a Constituição foi substituída por substituição aprovada na Assembleia Geral de 2020.

Na Assembléia Geral realizada em Perth, 2000, as Organizações Membros da IFOMT votaram a favor de um processo de Monitoramento Internacional para garantir a qualidade contínua dos programas educacionais e o cumprimento contínuo dos padrões da IFOMT pelas Organizações Membros. O documento foi desenvolvido por Agneta Lando (Reino Unido) e Alison Rushton (Reino Unido) e forneceu uma adição ao Documento de Padrões, ou seja, ‘Parte B, Documento de Monitoramento Internacional’. O documento foi aceito na Assembléia Geral da Cidade do Cabo, em 2004.

O processo de Monitoramento Internacional de Organizações Membros individuais começou em 2007 para garantir que os programas educacionais continuem a atender aos Padrões do IFOMPT e a desenvolver sua qualidade. Esta tem sido uma curva de aprendizado para todas as Organizações Membro e IFOMPT. Ele fortaleceu os programas educacionais e as organizações membros e levou ao reconhecimento recíproco por um número crescente de organizações membros.

A IFOMT começou com 6 países membros 'votantes' (Austrália, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido) e cinco países membros 'associados'. Atualmente o IFOMPT é composto por 24 Organizações Membro e 17 Grupos de Interesse Registados, tendo sido também adicionada uma terceira categoria de adesão, nomeadamente Organização Membro Associado, no âmbito da revisão constitucional aprovada na Assembleia Geral de 2020. A IFOMPT é uma federação ativa e crescente de países apaixonados pelo desenvolvimento da Fisioterapia Manipulativa Ortopédica em todo o mundo

O IFOMPT incentiva ativamente o melhor gerenciamento do paciente por meio de seu Documento de Padrões e endossa ativamente a prática baseada em evidências. O IFOMPT foi formado em 1974 e é um subgrupo da Fisioterapia Mundial. A IFOMPT é um subgrupo da World Physiotherapy que é a única voz internacional para fisioterapia, representando mais de 350.000 fisioterapeutas em todo o mundo. O IFOMPT é juridicamente e financeiramente independente da World Physiotherapy.

A IFOMPT está registrada como Sociedade Incorporada na Nova Zelândia e seu escritório fica em Auckland. Rege-se pela sua Constituição, cabendo à Comissão Executiva a gestão dos seus assuntos que decorrem no âmbito do Plano Estratégico. O Comitê de Padrões é um subcomitê do Comitê Executivo e é responsável por aconselhar o Comitê Executivo sobre questões educacionais e manutenção de padrões.

Vários Grupos Consultivos compostos por membros de várias Organizações Membros foram nomeados para orientar as atividades e resultados do IFOMPT. Isso garante que os membros permaneçam ativamente envolvidos em suas operações e atividades. Além disso, Forças-Tarefas são nomeadas para investigar questões específicas de tempos em tempos.

Mais informações nos links a baixo.

bottom of page