top of page

Dry Needling

Agulhamento Seco, como um método de Terapia Manipulativa

Definição

O Dry Needling ou Agulhamento Seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, sem medicação, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo – mas não se limitando – a dor miofacial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares.

O Conceito de Dry Needling ou Agulhamento Seco foi internacionalmente estabelecido de acordo com a Federation of State Boards of Physical Therapy /US, como Terapia Manual Intra Muscular, sendo considerada na realidade um segmento das áreas de Fisioterapia Manual, Musculoesquelética e Manipulativa interessando a Fisioterapeutas de diversas especialidades, mas principalmente as de Fisioterapia Quiropráxica, Traumatológica e Ortopédica, Fisioterapia Desportiva entre outras áreas.  Assim o agulhamento seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar solida, sem medicação através da pele para tratar várias disfunções incluindo, mas não se limitando a dor miofacial recrutamento muscular, controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares. The Journal of Manual & Manipulative Therapy Vol. 14 No. 4 (2006), E70 – E87

 

Dry Needling é acupuntura?

O Dry Needling é uma técnica distinta da Acupuntura e se relaciona com a Terapia Manipulativa, sendo reconhecido e denominado como, Terapia Manipulativa Intramuscular, podendo sera aplicada no modo de Eletroestimulação Intramuscular sendo relacionado com a especialidades profissionais da área musculoesquelética como a Fisioterapia Manipulativa a Quiropraxia e a Osteopatia, seguindo a abordagem clínica, fundamentação neurológica, biomecânica e funcional. Dr. Chang Gunn, médico Canadense de origem chinesa, deixou claro na sua obra The Gunn Approach to the Treatment of Chronic Pain que sua técnica revolucionária de agulhamento não era acupuntura pois se fundamentava em outros conceitos.

“O que eu faço não é acupuntura e sim (EIM) Estimulação Intra Muscular…”

 Chang Gunn

Eletroagulhamento ou Eletrodry (IMS)

O IMS (Intra Muscle Stimmulation), é o conceito da combinação do agulhamento seco com correntes eletroterapeuticas e analgésicas. Esta terapia é potencializada pois a impedância da pele é removida e o seu efeito e intensidade são superlativos. Não são empregados equipamentos de Acupuntura e sim de eletroterapia convencional onde os parâmetros de frequência, amplitude e intensidades são bem descritos e rastreáveis.

Assim internacionalmente já vem sendo utilizado, como descreve a literatura, que cita que muitos clínicos combinam Dry Needling superficial e profundo com estimulação elétrica através das agulhas. (Mayoral & Torres 2003 Mayoral-del-Moral de 2005, Dommerholt et al. 2006).

 

Quais são os modelos de Agulhamento Seco:

  1. Modelo Trigger Point: Manipulação intramuscular de pontos gatilhos, bandas tensas disfunções miofasciais.

  2. Modelo Neuropático com o objetivo de controlar a dor miofascial, articular e de patologias traumato-ortopédicas baseadas na intervenção radicular e neural, provocando inibição e controle da dor em áreas refléxicas.

  3. Modelo Regenerativo: Estimulando o aumento da circulação sanguínea, promoção de efeito piezoelétrico, melhora de fatores tróficos e metabólicos com o objetivo de promover reparação tecidual e cicatrização.

 

Histórico

O termo Dry Needling foi cunhado pela Dra. Janet Travel, pesquisadora na área de dor referida tendo aplicado inicialmente na terapia de pontos gatilhos, tendo também a figura de Karel Lewit que iniciou os estudos sobre os efeitos fisiológicos do agulhamento, bem como introdução da agulha filamentar sólida ao invés da agulha hipodérmica e também Dr. Chang Gunn , médico canadense que desenvolveu o modelo neuropático tratando inicialmente a dor miofascial de origem radicular e escreveu o livro The Gunn Approach to the Treatment of Chronic Pain: Intramuscular Stimulation for Myofascial Pain of Radiculopathic Origin

Instituto Coluna Vertebral, foi pioneiro no Brasil, tendo introduziu o conceito de Terapia Manual/Manipulativa Intra-muscular (baseado no Federation of State Boards of Physical Therapy /US) e também o modelo Neuropático para a prática clÍnica do Dry Needling, não só para dor miofascial de origem radicular, mas também para disfunções articulares e traumato-ortopédicas.​

Instituto Coluna Vertebral, foi pioneiro no Brasil, tendo introduziu o conceito de Terapia Manual/Manipulativa Intra-muscular (baseado no Federation of State Boards of Physical Therapy /US) e também o modelo Neuropático para a prática clÍnica do Dry Needling, não só para dor miofascial de origem radicular, mas também para disfunções articulares e traumato-ortopédicas.

bottom of page