top of page

Escopo Profissional

WhatsApp Image 2022-02-27 at 16.33.35.jpeg

Para melhor compreendermos o escopo profissional da Quiropraxia, devemos compreender que o Quiropraxista é um profissional de primeiro contato que realiza diagnóstico musculoesquelético e faz a detecção e a correção de subluxações. Estas subluxações dentro do conceito quiropráxico, não correspondem a ossos deslocados como tijolos fora da parede e sim disfunções articulares que causam desordens vertebrais, neuromusculares e esqueléticas. A quiropraxia em outros termos significa a arte e a ciência da identificação e da correção de subluxações e o acompanhamento de anormalidades mecânicas e fisiológicas, atua através do ajuste da coluna vertebral ou da manipulação de articulações corpóreas. O estudo da filosofia é marcante na formação e na atuação do quiropraxista e caracteriza fortemente este profissional na sua atuação clínica diferenciada.

Duas frases são interessantes para ajudar a compreender a atuação da quiropraxia na área manipulativa articular: “Quiropraxia não manipula quiropraxia ajusta. “ D. D Palmer “Quiropraxia não é só ajuste, mas o ajuste é parte fundamental da Quiropraxia”. H. Logan

O tratamento é feito com o objetivo de corrigir e prevenir problemas articulares, realizado sempre após o diagnóstico, e testes de segurança. Após o diagnóstico é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição, sendo fundamental o gerenciamento e o raciocínio clínico do paciente.

WhatsApp Image 2022-02-27 at 16.37.53.jpeg

Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos"), podem ser empregadas.

O Quiropraxista tem uma ampla carga horária de estudos em imagenologia, tendo sido uma profissão pioneira em radiologia. Nos EUA os quiropraxistas, após realizar uma residência de 3 anos podem obter o título de Quiropraxista Radiologista, e deter o direito de emitir laudos e pareceres radiológicos. O Quiropraxista pode atuar em hospitais, clínicas, clubes esportivos e academias. Existem diversas especialidades da Quiropraxia.

WhatsApp Image 2022-02-27 at 16.34.03.jpeg
bottom of page