top of page

Formação em Quiropraxia

Nos Estados Unidos o Quiropraxista é titulado como Doutor em Quiropraxia e sua atuação é privativa do portador deste diploma devido a regulamentação do Ato Quiropráxico, requerendo um estudo de 6 anos.

Internacionalmente a graduação em nível superior com 4 a 5 anos de duração é reconhecida pelo MEC e segue os padrões internacionais para a educação e segurança em quiropraxia preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Conselho Internacional de Educação em Quiropraxia e pela Federação Mundial de Quiropraxia (WFC).

No Brasil a Quiropraxia aguarda regulamentação e existem quatro faculdades de Quiropraxia reconhecidas pela Associação Brasileira de Quiropraxia.

- Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo/SP

- Universidade Feevale, em Novo Hamburgo/RS

- Uceff, em Chapecó/SC

- Unigama no Rio de Janeiro

É importante compreender que a Quiropraxia não é uma técnica ou derivação da Fisioterapia e desde 1895 foi considerada uma profissão em separado. Deve se entender que a Quiropraxia é uma disciplina de cuidados. No Brasil como não há regulamentação, existe um movimento de formação complementar em Quiropraxia para Fisioterapeutas que dura entre dois e três anos e se estende à 1500 h. O mais sério destes programas é o da ANAFIQ. A ANAFIQ apartir de 2018 assumiu que a Quiropraxia é uma disciplina de cuidados em saúde e não uma especialidade, mas cabe ao Fisioterapeuta no Brasil ter uma formação complementar para obter uma 2° titulação profissional. Fonte :www.anafiqbrasil.com.br

bottom of page