top of page

IFOMT

Terapia Manipulativa Histórico e Fundamentação

Gilberto Costa Jr. e  Pablo Fabrício Flôres Dias

WhatsApp Image 2022-02-27 at 22.51.15.jpeg

Em 1974 foi criada a  IFOMPT sigla que representa, Federação Internacional de Fisioterapeutas Manipulativos Ortopédicos, que é um subgrupo da Fisioterapia Mundial ligada a Organização Mundial de Saúde (OMS). A IFOMPT representa grupos de fisioterapeutas manipulativos em todo o mundo que concluíram programas rigorosos de formação ou pós-graduação na área de distúrbios neuromusculoesqueléticos. A IFOMT tem como premissa fundamental o desenvolvimento da especialidade manipulativa com um foco particular no diagnóstico e tratamento neuromusculoesquelético com práticas baseadas em evidências.

 

Em 1967 Geoffrey Maitland, Freddy Kaltenborn e Stanley Paris, no Saint Thomas Hospital em Londres, iniciaram os movimentos para o estabelecimento de uma entidade nova que viria a revolucionar a Fisioterapia a nível mundial, sendo que em 1974 foi eleito primeiro presidente, o norte americano, Dick Erhardt, com atuação fundamental do norueguês, Freddy Kaltenborn.

 

O que é IFOMPT?

A Federação Internacional de Fisioterapeutas de Manipulação Ortopédica Incorporada (IFOMPT) representa grupos de Fisioterapeutas de Manipulação em todo o mundo que concluíram rigorosos programas de especialização pós-registro/pós-graduação na área de distúrbios neuro-musculoesqueléticos. O IFOMPT incentiva ativamente a melhoria do gerenciamento de pacientes por meio de seu Documento de Padrões e endossando ativamente a prática baseada em evidências. O IFOMPT foi formado em 1974 e é um subgrupo da World Physiotherapy.

 

Acesse o site oficial da IFOMT

bottom of page