A Quiropraxia e a dor Crônica

De acordo com revisões sistemáticas da PUBMED, EM- BASE e LILACS , a dor visceral pode ter várias causas, e dependem da natureza da estimulação desencadeante.
As principais característica
s são: Dor aguda abrupta, dor generalizada difusa de difícil localização, ao redor do tronco e abdômen, dor referida em regiões superficiais, presença de hiperalgesias e ativação de respostas autonômicas.
Alguns autores também afirmam que vísceras maciças possuem menos receptores dolorosos, como o caso do parênquima pulmonar, fígado e rins, além disso, é bom lembrar que nem sempre uma dor visceral nem sempre estará relacionada à uma lesão da víscera.
No entendimento da Quiropraxia Somatoviscaral a dor visceral está muito mais atrelada aos tecidos conectivos (ligamentos e fáscias) que circundam as vísceras do que propriamente ela.
A dor visceral crônica funcional é uma das causas mais comuns da morbidade na população geral, tendo como umas das mais incidentes as síndromes do tracto digestivo.
A Quiropraxia Somatovisceral tem como objetivo melhorar as relações entre as articulações viscerais e suas vísceras, auxiliando no tratamento da dor crônica musculoesquelética.
Lembrando que sempre é importante o paciente procurar uma ajuda Interdisciplinar durante o tratamento da dor crônica visando sempre uma vida mais saudável.
Dr. Juliano Angeli Romani