top of page

Radiologia e Imagenologia Quiropraxica

WhatsApp Image 2022-02-27 at 16.38.45.jpeg

A quiropraxia é uma profissão da área de saúde desde 1895 e foi uma das primeiras a utilizar a radiologia e outros métodos de imagem. Foi justamente no ano de criação da quiropraxia que Willen Röentgen descubriu o raio x entre 1909 e 1010 a radiologia foi implementada na Palmer School of Chiropractic por B. J.  e gerou grande polêmica no início, mas até 1920 todas as escolas de Quiropraxia já tinham a disciplina de radiologia e passaram a implementar cursos de pós graduação para aqueles egrégios que se formaram antes da inserção da radiologia na quiropraxia.

A radiologia e a imagenologia são utilizadas no diagnóstico primariamente, mas existem métodos quiropraxicos que utilizam métodos de imagem como base para nortear o tratamento como técnicas de ajuste de cervical alta de especificidade, Gonstead Method, CBP, Chiropractic Biophysics entre outros.

Na maioria dos estados americanos, a radiografia de filme simples está dentro do escopo de prática de um quiroprático, e muitos estados permitem que um quiroprático solicite e até interprete imagens avançadas se tiver o treinamento e as credenciais adequados, de acordo com o presidente da American Chiropractic College of Radiology (ACCR), J. Todd Knudsen, DC, DACBR. Alguns consultórios de quiropraxia maiores, especialmente aqueles integrados a outros profissionais de saúde, podem ter ultrassom diagnóstico ou outras modalidades de imagem disponíveis para seus pacientes.

Embora as leis variem de acordo com o estado, os quiropráticos geralmente são livres para solicitar estudos avançados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultra-som. Muitos quiropráticos encaminham exames de radiologia para quiropraxistas radiologistas aguardando seus pareceres.

WhatsApp Image 2022-02-27 at 16.38.13.jpeg
WhatsApp Image 2022-02-27 at 16.39.05.jpeg

A radiologia quiroprática é um ramo especializado da saúde quiroprática. Semelhante à medicina, existem generalistas e especialistas em quiropraxia. A maioria dos quiropráticos são generalistas, e a maioria das especialidades no campo exige treinamento adicional na forma de seminários de pós-graduação ou residências em tempo integral - como é exigido com a radiologia quiroprática - e, em seguida, exames de certificação para obter o status de diplomata. No caso dos radiologistas quiropráticos, a banca examinadora é o American Chiropractic Board of Radiology (ACBR), amplamente considerado o mais rigoroso dos conselhos de especialidades em quiropraxia. Quiropráticos que passam neste processo de certificação e mantêm seus requisitos de educação continuada podem usar a designação de diplomados da ACBR (DACBR).

A radiologia quiroprática consiste em interpretar e, às vezes, realizar exames de imagem, como radiografias simples, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultra-som diagnóstico. Os radiologistas quiropráticos são quiropráticos que podem possuir e operar consultórios, consultórios de tratamento e/ou centros de imagem ou ensinar em quiropraxia em faculdades.

“A principal diferença entre a radiologia quiroprática e a radiologia médica está nas áreas de ênfase”. “Os radiologistas quiropráticos são mais como radiologistas neuromusculoesqueléticos, e a maioria dos radiologistas médicos são generalistas.

Quiropraxistas completam 300 a 400 horas de treinamento na escola de quiropraxia para aprender sobre aquisição e interpretação de radiografia simples, com algum treinamento rudimentar em imagem avançada - mais para o reconhecimento do tipo de imagem e para ter uma melhor compreensão dos relatórios que podem obter de um radiologista. 
Já os radiologistas quiropráticos completam aproximadamente 4.000 horas de estudo em treinamento prático e didático durante suas residências em tempo integral de três a quatro anos e são certificados pela ACBR, uma agência examinadora autônoma não afiliada ao Conselho American Chiropractic Association on Diagnostic Imaging ou da Faculdade de Radiologia. 
Fonte: www.acbr.org

bottom of page