top of page

TMO

WhatsApp Image 2022-03-07 at 23.56.12.jpeg

TMO Terapia Manipulativa Ortopédica ou Terapia Manual Ortopédica

A terapia Manipulativa Ortopédica ou Fisioterapia Manual Ortopédica é  uma área especializada da fisioterapia para a gestão de condições neuro-musculoesqueléticas, baseada no raciocínio clínico, utilizando abordagens de tratamento altamente específicas, incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. 

A Fisioterapia Manual Ortopédica também engloba e é orientada pelas evidências científicas e clínicas disponíveis e pela estrutura biopsicossocial de cada paciente.
A distinção de Certified Orthopaedic Manual Therapist (COMT) é realizada por fisioterapeutas que concluem uma Diploamção Especial  na área de distúrbios neuro-musculares esqueléticos.
"OMPT é qualquer tratamento 'prático' fornecido pelo fisioterapeuta. O tratamento pode incluir o movimento das articulações em direções específicas e em diferentes velocidades para recuperar o movimento (mobilização e manipulação articular), alongamento muscular, movimentos passivos da parte do corpo afetada ou fazer o paciente mover a parte do corpo contra a resistência do terapeuta para melhorar a ativação muscular e o tempo. Técnicas específicas de tecidos moles selecionadas também podem ser usadas para melhorar a mobilidade e a função dos tecidos e músculos. Os fisioterapeutas manuais ortopédicos tratam condições sintomáticas agudas e crônicas no corpo regiões incluindo a cabeça, pescoço, costas, braços e pernas. A fisioterapia manual precoce, consistente e habilidosa, combinada com exercícios e educação do paciente, é fundamental para a prática do terapeuta de OMPT." - Academia Americana de Fisioterapeutas Manuais Ortopédicos

Fisioterapeuta vs Fisioterapeuta Manual Ortopédico
Nos Estados Unidos da América, um fisioterapeuta manual ortopédico é um fisioterapeuta que recebeu treinamento adicional em técnicas práticas além da instrução no programa de fisioterapia de nível básico, que requer 7 anos de educação para se formar como Doutor em Fisioterapia.
Muitos programas de certificação estão disponíveis, oferecendo alguns laboratórios de fim de semana ao longo de vários meses, onde os participantes aprendem novas técnicas práticas e, em seguida, passam em um exame (ou série deles) para obter uma Certificação em Fisioterapia Manual Ortopédica.

Quais são algumas técnicas de fisioterapia manual ortopédica?
A fisioterapia manual ortopédica para articulações e tecidos moles pode ser aplicada em velocidades e amplitudes variadas e se enquadra em várias categorias amplas:

1.    Mobilização de tecidos moles

2.    Massagem

3.    Mobilização Conjunta

4.    Manipulação de Empuxo

5.    Manipulação da Coluna

6.    Neuromobilização

7.    Alongamento manual

8.    Técnica de Energia Muscular (Ativação)

9.    Mobilização com Movimento

10.    Mobilização de tecidos moles assistida por instrumento 

11.    Terapia Manual Intramuscular ( Agulhamento Seco)

 

O que significa "ortopédico"?
O termo "ortopédico" refere-se ao tratamento do sistema neuromusculoesquelético: a coluna, nervos, músculos, tendões, ligamentos, ossos, cartilagem e estruturas relacionadas que fornecem ao corpo sensação, suporte ou movimento.
 
https://aaompt.org/aaompt_data/documents/AAOMPT_2008_MT_DASP_FINAL.pdf

bottom of page