top of page

AS 15 TÉCNICAS DE QUIROPRAXIA MAIS UTILIZADAS EM NOS EUA

De acordo com o National Board of Chiropractic Examiners in January 2000.

These statistics are from the Job Analysis of Chiropractic, created by the National Board of Chiropractic Examiners in January 2000.

 

Técnicas de Quiropraxia mais frequentemente utilizadas. Breve descrição:

 

1. Diversified Technique: Tecnica Diversificada – Este tipo de manipulacao/ajuste quiropratico e amplamente utilizado e inclui diversos procedimentos ensinados nas faculdades de quiropraxia. Esta técnica e a mais comumente utilizada de todas as técnicas quiropraticas e provavelmente a mais conhecida dos pacientes. A diversificada manipulação/ajuste implica um impulso de alta velocidade e baixa amplitude que geralmente resulta em uma cavitação de uma articulação (impulso rápido, baixo que causam barulho de estalo muitas vezes associado a uma manipulação/ajuste quiropratico).

2. Extremity Manipulating/Adjusting: Manipulacao/ajuste de extremidade – é a aplicação da manipulação/ajuste quiropratico para outras articulações que não sejam da coluna vertebral, ou seja, ombro, cotovelo, punho/mão/dedo, quadril, joelho, tornozelo/pe/dedo do pe. Exemplos de condições tratadas pela manipulação/ajuste da extremidade: síndrome do túnel do carpo, a marcha, ou problemas relacionados com a postura.

3. Activator Method: Metodo ativador – Este é um protocolo de manipulação/ajuste portátil, baseado em um instrumento de mola. Ao invés de a forca da manipulação/ajuste ser feita com as mãos, a forca é gerada com um pequeno aparelho que proporciona um leve, mas rápido impulso. Ativador pode ser utilizado como um protocolo de tratamento primário para todos os pacientes ou um método seletivo para pacientes que podem não desejar a manipulação/ajuste manual ou onde a manipulação/ajuste manual pode ser contra-indicado.

4. Gonstead Technique: Tecnica Gonstead – é uma técnica especifica quiropratica que é distinta da técnica Diversificada porque se concentra principalmente em ajuste PA, em vez de ajuste rotativo, mas ainda é feito à mão, e geralmente resulta em cavitação da articulacao. Análise de raios-X, palpação e estudo do gradiente de temperatura, pode ser usado na tomada de decisão clínica (ou seja, qual o segmento(s) para manipular/ajustar).

5. Cox Flexion/Distraction: Cox Flexao/Distracao – é uma técnica especifica quiropratica que utiliza mecânica e pratica manipulação/ajuste utilizando uma mesa especial, onde a coluna vertebral é tracionada e flexionada para a frente. Esta técnica é utilizada principalmente para tratar hérnias discais cervicais e lombares, problemas de coluna não-discais, e para aumentar a mobilidade das articulações da coluna vertebral.

6. Thompson Technique: Tecnica Thompson – é um metodo especifico quiropratico e é uma variação da Técnica Diversificada que utiliza uma mesa especial com vários segmentos denominados peças Drop. Estes segmentos podem ser inclinados uma fração de uma polegada, por isso, quando o impulso é feito, o drop vai cair esta fração de polegada. O objetivo da redução é para distrair (abrir) a articulação durante o ajuste. Os Drops auxiliam o impulso, minimizando a força requerida para o ajuste. A cavitacao da articulacao pode ou não ocorrer.

7. Sacro Occipital Technique: Tecnica Sacro Occipital – é uma técnica especifica quiropratica que utiliza blocos de forma triangular geralmente colocados sob a pelve do paciente propenso a tratar os problemas identificados na região lombar. Baixa força, tipos de pressão lentos de manipulações/ajustes podem ser usados para resolver problemas comuns identificados no cranio. SOT pode ser usado como uma técnica de tratamento exclusivo ou como um método conjunto de tratamento dos pacientes.

8. Applied Kinesiology: Cinesiologia Aplicada – Esta é uma abordagem para o tratamento quiroprático em que vários procedimentos específicos podem ser combinados. Manipulacoes diversificadas/Técnicas de ajuste podem ser utilizados com intervenções nutricionais, juntamente com leve massagem de vários pontos referidos como pontos neurolinfáticos e neurovasculares. A tomada de decisão clínica é muitas vezes baseada em testar e avaliar a força muscular.

9. NIMMO/Receptor Tonus: NIMMO/Tonus Receptor – é uma técnica especifica quiropratica baseada na presunção de que os músculos são responsáveis por causar a função articular anormal. NIMMO aborda problemas musculares, normalmente chamados de pontos gatilho, através da aplicação de pressão (conhecido como compressão isquêmica) no ponto de quantidades variáveis de tempo (geralmente alguns segundos), permitindo assim o relaxamento do músculo, e readquirir o seu comprimento normal de repouso. Este procedimento permite que o osso(s) a que o músculo(s) esta inserido mova-se normalmente para restaurar a função adequada da articulacao.

10. Cranial Technique: Tecnica Cranial – não é uma técnica especifica quiropratica, mas possivelmente várias técnicas utilizam a aplicação da manipulação/ajuste quiropratico para articulações do crânio (similar à técnica SOT mencionada anteriormente). Já que a anatomia individual das articulações do crânio é diferente, os estilos de manipulação/ajuste são diferentes e não ocorre cavitação.

11. Adjustive Instruments: Instrumentos de ajuste – Existem técnicas, além do Metodo Ativador, que incluem a utilização de instrumentos de ajustamento para realizar o ajuste no paciente. O objetivo do uso de um instrumento é que você pode aplicar uma “linha de correção” precisa (ou vetor de força específica) e uma força controlada com maior precisão, porque você está em pé em uma posição confortável, apenas com foco no ajuste, e não parcialmente focado em manter sua própria postura, como com a técnica diversificada.

12. Palmer Upper Cervical: Palmer Cervical Superior – Também conhecido como Toggle Recoil, abordagem específica de origem cervical superior (UC) é o modelo básico para as técnicas derivadas de UC que se aplicam golpes baixos e não de alta força, ou forças por instrumentos para correção. Essas várias técnicas se concentram em disfunções da articulação da coluna cervical superior (C1 e C2). A teoria é de que o tratamento desta área pode também resolver os problemas em todo o corpo. Geralmente ocorre sem cavitação. Análise de raios-X é comumente usado para a tomada de decisões clínicas (qual segmento ajustar) e também pode contar com a palpação estática e em movimento e análise termográfica.

13. Logan Basic: Logan Basico – é uma técnica especifica quiropratica em que uma leve pressão é aplicada nos ligamentos sacrais. Leve força é simultaneamente aplicada a vários níveis da coluna vertebral para reduzir a dor/sintomas e restaurar o equilíbrio muscular. Esta técnica é muito suave e eficaz com crianças de todas as idades.

14. Meric System: Sistema Meric – Esta não é uma técnica especifica quiropratica, mas refere-se mais a tomada de decisões clínicas a respeito dos níveis da coluna vertebral para manipular/ajustar. Segmentos da coluna são manipulados/ajustados (geralmente com uma Técnica Diversificada) correspondendo aos nervos que abastecem a zona de sintomatologia do paciente.

15. Pierce-Stillwagon: Pierce-Stillwagon –é uma técnica especifica quiropratica que usa ajuste pélvico em supino e prono em uma mesa de “Drop”, e instrumento em prono ou sedestacao ajustando a região cervical. Análise de raios-X (de filme, ou avaliação de movimento a partir da análise videofloroscopica) e análise termográfica é usado regularmente para a tomada de decisões clínicas sobre qual nível espinhal(s) ajustar.

 

TÉCNICAS DIVERSAS UTILIZADAS NA QUIROPRAXIA AMERICANA:

  • Activator Adjusting Instrument & Technique

  • Applied Kinesiology (AK)

  • Arthrostim Adjustor

  • Applied Spinal Biomechanical Engineering

  • Atlas Orthogonal – Sweat Adjusting Instrument & Technique

  • Bagnell Technique – Approved for musculoskeletal application; Not approved for express purpose of breech

  • Barge

  • BEST Technique

  • Blair Analysis and Adjusting Technique

  • Chiropractic Biophysics

  • Chiropractic Network

  • Cox Technique

  • Deep Muscle Goading

  • Diversified Technique

  • Directional Non-Force Technique – Van Rumpt

  • Gonstead Technique

  • Graston Technique

  • Grostic

  • Jones Technique – Strain/Counter-strain Technique

  • Impulse Adjusting Instrument

  • Integrated Drop Table Technique – Harrison

  • Jennetics procedure and Instrument

  • Leander Technique

  • Logan Basic Technique

  • Sacro Occipital Technique

  • Spray & Stretch Chiropractic Technique using Non-Absorbent, Topical, Vapo-Coolant

  • Stillwagon -Pierce Technique

  • Talsky Tonal Chiropractic

  • Thompson Technique

  • TMJ Treatment

  • Toggle

  • Toftness Adjusting Technique

  • Torque Release Technique and Instrument

  • Total Body Modification

  • Trigger Point Therapy

 

 

References

1. Dishman R: “Review of the literature supporting a scientific basis for the chiropractic subluxation complex.” J Manipulative Physiol Ther (1985) 8(3):163.

2. Lantz CA: “The vertebral subluxation complex part 1: introduction to the model and the kinesiological component.” Chiropractic Research Journal (1989) 1(3):23.

3. Lantz CA: “The vertebral subluxation complex part 2: neuropathological and myopathological components.” Chiropractic Research Journal (1990) 1(4):19.

4. Flesia J: “Renaissance — A Psychoepistemological Basis for the New Renaissance Intellectual.” Renaissance International, Colorado Springs, CO, 1982.

5. Herfert R: “Communicating the Vertebral Subluxation Complex.” Herfert Chiropractic Clinics, East Detroit, MI, 1986.

6. Lantz CA: “The subluxation complex.” In: Gatterman MI (ed): “Foundations of Chiropractic Subluxation.” Mosby, St. Louis, MO, 1995

bottom of page