top of page

Validação em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica

Definição de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica FMO

A Fisioterapia Manipulativa Ortopédica é uma área especializada da fisioterapia, para o manejo de condições neuromusculoesqueléticas, baseada no raciocínio clínico, utilizando abordagens de tratamento altamente específicas, incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. A Fisioterapia Manipulativa Ortopédica também engloba e é orientada pelas evidências científicas e clínicas disponíveis e pelo quadro biopsicossocial de cada paciente. Este conceito é o atual e foi votado na Assembléia Geral na Cidade do Cabo, março de 2004.

 

Validação para a Diplomação em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica

Como a especialidade não é regulamentada no Brasil, muitos profissionais apresentam diversos curso e apresentam um considerável tempo de experiência clínica na área. Desta forma as escolas conveniadas a ANAFIQ estão realizado estudo de currículo para emissão de certificado de Diplomado em Fisioterapia Manipulativa Ortopédica pela ANAFIQ. O pré requisito é ser fisioterapeuta ter no mínimo 2 anos de experiência clinica na área de terapia manipulativa, ter no mínimo 500 h comprovadas de estudo na área, e filiar-se junto a ANAFIQ.

WhatsApp Image 2023-02-16 at 18.12.28.jpeg

Como realizar a validação?

Processo de Validação para Diplomação em Fisioterapia  Manipulativa (  ICV e ANAFIQ)

1 -  Junte os seus certificados.

Quais cursos contam?

Cursos e estágios clínicos na área de terapia manual e musculoesquelética,  exercícios terapêuticos e de reequilíbrio muscular, na área de pós graduação, diplomação, extensão e aperfeiçoamento em diagnóstico, prevenção e tratamento  como fisioterapia manupulativa, extremidades, Osteopatia, Quiropraxia, Estabilização segmentar, Busquet, RPG, Cadeias musculares, Terapia manual, Stecco, Liberação reflexica, liberação ativa, fáscias e pompagens, Kabat, formações em liberação miofascial ,Formação em Osteopatia, Liberação Miofascial, agulhamento seco, Neurodinamica, Maitland, Muligan, Mackenzie, Kaltenborn, Método Pold entre outros. Todos devem somar no mínimo 500 h.

2 -  Relacione os certificados em uma tabela. Você irá relacionar os certificados em uma tabela colocando o titulo do certificado e a carga horária. A carga horária aproveitada será de acordo com os critérios estabelecidos pela direção da escola orientados pela associação.

3 -  Escaneie ou fotografe sua carteira profissional de Fisioterapeuta,  os certificados que você relacionou na tabela  e uma foto da tabela onde você relacionou os certificados . Faça um upload  em seu e-mail como anexo.

4 -  Faça o pagamento da taxa de emissão do certificado e regularize sua anuidade junto a ANAFIQ. Caso já esteja regularizada basta anexar o comprovante da taxa de emissão do certificado.

  1. Para filiar-se na ANAFIQ com desconto: Anuidade 2024 junto a ANAFIQ: anuidade de R$165,00 pago diretamente a ANAFIQ pelo link do pag seguro. https://pag.ae/7-92b81Qo

  2. Para pagar a taxa de certificação e estudo de currículo direto com a escola credenciada: https://pag.ae/7-s-8JFnK Você terá desconto se pagar por PIX, basta solicitar no fone/whats: 11 930338930

5 -  Adicione em seu e-mail uma solicitação conforme o padrão no corpo do e-mail

Solicitação

Eu, ________________, Fisioterapeuta, inscrito no CREFITO:__________ Fone :DDD ___ Número:____________ residente em:________________________(cidade) endereço:___________________________________________________________

Solicito validação e aproveitamento dos documentos em anexo para emissão do certificado de Diplomação em Fisioterapia Manipulativa

6 -  Envie tudo dos itens 1 ao 5 no e-mail ensino@sbrto.com.br

O certificado será registrado no livro institucional e enviado em PDF por e-mail. Poderá ser facultativamente enviado pelo correio mediante taxa de remessa de AR para o endereço informado aqui. Mais informações: fone/whats: 11 930338930

Fisioterapia Manipulativa Ortopédica no Brasil

Em todo mundo a Terapia Manipulativa Ortopédica é especialidade regulamentada para o Fisioterapeuta de acordo com as diretrizes da Federação Internacional de Fisioterapia, a World Physiotherapy ligada a OMS, tendo como subgrupo desta especialidade a IFOMT. No Brasil a Terapia Manipulativa Ortopédica ainda não foi regulamentada como especialidade do Fisioterapeuta como ocorreu no restante do mundo, tendo sido o único país no mundo a reconhecer a Quiropraxia e a Osteopatia como especialidade da Fisioterapia em substituição a Fisioterapia Manipulativa.  No entanto duas associações no Brasil foram pioneiras em reconhecer este segmento de atuação do Fisioterapeuta, a SBRTO, Sociedade Brasileira de Reabilitação Traumatológica e Ortopédica e a ANAFIQ Associação Nacional de Fisioterapia em Quiropraxia e Manipulativa. Seguindo parâmetros similares ao da IFOMT a SBRTO e a ANAFIQ propõe uma capacitação em Terapia Manipulativa Ortopédica para fisioterapeutas após a graduação com uma carga horária mínima de 500 h e no mínimos dois anos de estudos e experiência clínica após concluir a graduação em Fisioterapia.

 

A IFOMT e a Fisioterapia Manipulativa Ortopédica

A terapia manipulativa ortopédica é representada pela  IFOMT,  International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists, que internacionalmente representa grupos de fisioterapeutas manipulativos e manuais em todo o mundo que concluíram rigorosos programas de especialização pós-registro/pós-graduação no campo de distúrbios neuromusculoesqueléticos.

WhatsApp Image 2023-02-16 at 22.40.52.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-16 at 15.52.56.jpeg

Geoffrey Maitland, Gregory Grieve, Freddy Kaltenborn e Stanley Paris em Montreal em 1974

A reunião inaugural da Federação Internacional de Terapeutas Manipulativos Ortopédicos (IFOMT) foi realizada em Montreal, Canadá, em 1974. Esta reunião forneceu o primeiro fórum internacional para esta área especializada da fisioterapia após um período de crescimento e disseminação da Terapia Manipulativa Ortopédica por meio de cursos em todo o mundo por um grupo de eminentes fisioterapeutas.

O primeiro presidente da IFOMT foi Richard Erhard (EUA), seguido em 1976 por Stanley Paris (EUA), em 1984 por Robert Elvey (Austrália), em 1992 por Robert Sydenham (Canadá) em 1996 por Jan Erik Endresen (Noruega), em 2000 por Agneta Lando (Reino Unido), em 2004 por Michael Ritchie (Canadá), em 2008 por Annalie Basson (África do Sul -2 mandatos) e em 2016 por Kenneth Olson (Estados Unidos da América), sendo a atual presidente Laura Finucane ( Reino Unido) a partir de outubro de 2020.

 

Mais informações nos links a baixo.

bottom of page