top of page

Profissionais que manipulam

WhatsApp Image 2022-12-28 at 23.39.31.jpeg

A terapia manipulativa pertence ao escopo de diversas profissões diferentes que devem ser regulamentadas conforme a identidade e o escopo de cada profissão. Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde) as profissões que atuam com terapia manipulativa são:

1.    Medicina: Especialidade de medicina física, manual. Formação médica, com 6 anos de graduação adicionados a programas de especialização ou residência. Nos EUA a osteopatia é uma especialidade médica.


2.    Quiropraxia: Profissão de nível superior com 4  à 6 anos de estudos universitários.


3.    Osteopatia: Profissão de nível superior com no mínimo  4  anos de estudos universitários.


4.    Fisioterapia Manipulativa Ortopédica: Conforme a IFOMT, internacionalmente o Fisioterapeuta Manipulativo Ortopédico, com 7 anos de estudos ao todo e certificação específica, sendo  4 à 5 anos de graduação mais 2 à  3 de estudos complementares  em Terapia Manipulativa Ortopédica. O contrário do que se pensa a Fisioterapia não é  nunca foi uma profissão restrita a reabilitação sendo a reabilitação prevenção terciária é considerada multiprofissional.

O Quiropraxia.Brasil propõe a regulamentação da terapia manipulativa de acordo com a identidade de cada profissão no Brasil conforme os parâmetros internacionais descritos aqui. A regulamentação visa a proteção da sociedade o resguardo da identidade cultural de cada profissão e o direito do paciente em cada comunidade como consumidor de serviços de saúde.

Profissionais leigos com formação precária sem embasamento universitário ou com programas de formação ou especialização fora da conformidade não agregam em segurança e proteção a sociedade e por isso esta atuação deve ser regulada não somente no Brasil mas como em todo mundo.


Você tem um problema musculoesquelético e quer agendar uma consulta?

Se você tem um problema musculoesquelético procure um profissional devidamente titulado. Se você quiser podemos indicar um profissional para você.

bottom of page